Seguros: Definição, Como Funciona e Principais Tipos de Apólices

Aprender como o seguro funciona exige algum esforço, mas é vital conhecer os conceitos básicos de cobertura para obter o que você precisa. Estar ciente do que está disponível e como funciona pode ter um grande impacto no preço que você pagará para ser coberto. Armado com esse conhecimento, você poderá escolher as políticas certas que protegerão seu estilo de vida, seus ativos e sua propriedade.

Em sua essência, o conceito de seguro é muito básico. Quando você tem algo a perder e não pode pagar por uma perda, você paga pelo seguro. Ao pagar dinheiro todos os meses por isso, você recebe a tranquilidade de que, se algo der errado, a companhia de seguros pagará pelas coisas que você precisa para tornar a vida como era antes de sua perda.

A equipe Proteção veicular BH diz o seguinte sobre proteção veicular “Os seguros são serviços realizados pelas seguradoras, ou corretoras de seguro. São empresas privadas de sociedade anônima, ou seja, com fins lucrativos. Já a proteção veicular é realizada por meio de cooperativas sem fins lucrativos com o intuito de trazer o menor custo para seus associados”.

Principais conclusões

  • Quando você compra um seguro, você faz pagamentos para a companhia de seguros. Esses pagamentos são chamados de “prêmios”.
  • Em troca de pagar seus prêmios, você está coberto de certos riscos. A companhia de seguros concorda em pagar por perdas se elas ocorrerem.
  • Você pode comprar muitos tipos de seguro, incluindo seguro automóvel, residencial, vida, saúde e invalidez.

O que é seguro pessoal

O seguro pessoal é qualquer tipo de apólice que não seja comercial. Você o compra para se proteger de perdas financeiras que não conseguiria cobrir sozinho. Refere-se a riscos que você pode enfrentar devido a acidentes, doenças, morte ou danos à propriedade que possui.

Como funciona o seguro

Quando você compra um seguro, você faz pagamentos para a empresa. Esses pagamentos são chamados de “prêmios”. Em troca, você está coberto de certos riscos. A empresa concorda em pagar por perdas se ocorrerem. O seguro é baseado na ideia de que espalhar o risco de uma perda, como incêndio ou roubo, entre muitas pessoas, torna o risco menor para todos.

A seguradora tem muitos clientes. Todos eles pagam prêmios. Nem todo cliente terá uma perda ao mesmo tempo. Quando ocorre uma perda, eles podem obter dinheiro do seguro para pagar pela perda.

Nem todo mundo precisa comprá-lo, mas é uma boa ideia comprar um seguro quando você tem muito risco financeiro ou investimentos em risco. No entanto, quando terceiros têm interesse financeiro no imóvel, como é o caso de um banco que detém uma hipoteca, normalmente é exigido um seguro como condição para a aprovação do empréstimo.

Se isso não acontecer, você vai querer considerar a compra de um automóvel seguro comercial, embora muitos motoristas de meio período não sejam financeiramente viáveis.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Observação

Alguns seguros são extras, enquanto outros, como automóveis, podem ter requisitos mínimos estabelecidos por lei.

Por que o banco exige que você seja segurado

Alguns seguros não são exigidos por lei. Credores, bancos e empresas de hipotecas exigirão isso se você tiver emprestado dinheiro deles para fazer uma compra de muito dinheiro, como uma casa ou um carro.

Para comprar um carro ou casa com um empréstimo, você precisará ter seguro. Você precisará de um seguro de carro se tiver um empréstimo de carro e um seguro de casa se tiver um empréstimo de casa. Muitas vezes é necessário se qualificar para um empréstimo para  grandes compras como casas . Os credores querem ter certeza de que você está coberto contra riscos que podem fazer com que o valor do carro ou da casa diminua se você sofrer uma perda antes de pagá-la. 

Conseguir um bom preço no seguro

O prêmio é a quantia em dinheiro que você será cobrado por uma companhia de seguros em troca da proteção financeira fornecida a você por sua apólice. Você pode pagar por mês, a cada seis meses ou uma vez por ano.

Para diminuir seu prêmio, compre com algumas empresas ou use um corretor que possa fazer as compras para você. Descubra qual empresa pode oferecer a melhor taxa obtendo pelo menos três cotações. Com base em como os sinistros são tratados e na subscrição da companhia de seguros, as taxas variam.

Observação

Se você deixar seu carro ou seguro residencial expirar, seu credor colocará seu próprio seguro nele e cobrará por isso. Isso não é uma boa ideia. O seguro do credor é mais caro do que a apólice que você compraria por conta própria.

Algumas empresas podem ter descontos voltados para atrair certos tipos de clientes. Quão bem o seu perfil se encaixa no perfil da seguradora será um fator de quão boa será sua taxa.

Por exemplo, se uma seguradora deseja atrair clientes mais jovens, pode criar programas que ofereçam descontos para recém-formados ou famílias jovens. Outras seguradoras podem criar programas que dão descontos maiores para idosos ou membros das forças armadas. Não há como saber sem pesquisar, comparar políticas e obter cotações.

No final, se você deseja começar a dirigir para o Uber, sua melhor aposta é direta com sua companhia de seguros sobre o fato de que você estará “conduzindo por aluguel”, descubra se você precisa de seguro comercial e descubra se você precisa de uma carteira de motorista comercial.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Quando você deve comprar o seguro

Existem três razões principais pelas quais você deve comprá-lo:

  1. É exigido por lei, como o seguro de responsabilidade civil para o seu carro.
  2. É exigido por um credor, como comprar uma casa e obter uma política de casa.
  3. Uma perda financeira pode estar além do que você poderia pagar ou recuperar facilmente. Por exemplo, se você tiver equipamentos de informática caros em seu apartamento, você vai querer comprar um seguro de inquilino.

Os 5 tipos básicos de seguro pessoal

Quando a maioria das pessoas pensa em seguro pessoal, provavelmente está pensando em um desses cinco tipos principais, entre outros:

  1. Residencial, como casa, condomínio ou co-op, ou seguro de locatários.
  2. Seguro de carro e cobertura para outros veículos, como motocicletas.
  3. Seguro de barco, que pode ser coberto pelo seguro residencial em algumas circunstâncias, e seguro de barco autônomo para embarcações de uma determinada velocidade ou comprimento que não são cobertos pelo seguro residencial.
  4. Seguro de saúde e seguro de vida e invalidez.
  5. Seguro de responsabilidade civil , que pode se enquadrar em qualquer um desses grupos. Ele cobre você de ser processado se outra pessoa tiver uma perda que é sua culpa.

Embora você possa obter algumas de suas apólices de uma empresa, isso não é uma garantia. O seguro requer licenciamento e é dividido em grupos. Isso significa que, antes que alguém tenha permissão legal para vendê-lo ou fornecer conselhos, eles devem ser licenciados pelo estado para vender e aconselhar sobre o tipo que você está comprando. 

Por exemplo, seu corretor ou agente de seguro residencial pode lhe dizer que não oferece seguro de vida ou invalidez. Eles podem encaminhá-lo para um agente em seu círculo com o licenciamento adequado para vender uma apólice.

Observação

Se você puder comprar mais de um tipo de apólice da mesma pessoa, poderá “agregar” seu seguro e obter um desconto por isso.

Você é um acidente que vai ser executado para ser pessoal, sendo que é necessário que seja especificado para o fornecimento de Uber específico, que seu pedido não seja planejado ou negado.

Fonte de reprodução: Adobe Stock

Seguro de carro, barco e outros veículos

Seguro de carro, barco e outros veículos oferecem muitas opções de cobertura. O mais básico é o seguro de responsabilidade civil. Isso cobre sua responsabilidade por sua propriedade ou operação do veículo ou embarcação. Há também coberturas extras que você pode adquirir, como por danos ao próprio veículo ou embarcação e suas peças. Opções para pagamentos médicos a terceiros e benefícios por morte por morte ou lesão resultante da operação do veículo também podem ser incluídos como extras ou obrigatórios, dependendo das leis estaduais de responsabilidade financeira ou  requisitos mínimos de seguro de carro.

Os motoristas de carona também devem ter seguro de carona. Essa pode vir a ser um fim de meio de um automóvel introduzido por meio de seu automóvel de fabricação pessoal separado. Ficou com duvidas? Acesse https://www.bhprotecaoveicular.com.br e tire todas as suas duvidas.

Fonte: https://www.bhprotecaoveicular.com.br/qual-a-diferenca-entre-protecao-veicular-e-seguro-auto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *