Como funciona uma bateria de carro de 12 V?
A bateria do carro funciona com reações químicas. Basicamente, ele transfere elétrons entre o ânodo (terminal negativo) para onde eles realmente querem estar: o cátodo (terminal positivo). Por exemplo, a bateria de chumbo-ácido usada pela maioria dos veículos recebe esse nome porque utiliza placas de dióxido de chumbo (e chumbo puro) mergulhadas em uma mistura de água e ácido sulfúrico.
Na verdade, essas baterias têm seis células que produzem cerca de 2 V cada, e é por isso que as baterias de carro são comumente chamadas de baterias de 12 V, embora não sejam exatamente de 12 V. Cada uma dessas seis células é composta por placas de dióxido de chumbo (cátodo positivo) e placas de chumbo (ânodo negativo) que são mergulhadas na mistura de ácido sulfúrico/água para criar reações químicas que eventualmente ajudarão a bateria a liberar eletricidade.
Lembre-se de que a bateria é composta por seis células, e cada uma possui várias placas. Mas, no centro deste processo está a interação entre os terminais positivo e negativo. Quando o dióxido de chumbo do cátodo interage com o sulfato na mistura ácida, os íons de oxigênio são liberados na mistura onde interagem com o hidrogênio para produzir água. Enquanto isso, no lado negativo, o sulfato reage com o chumbo no ânodo, criando uma camada de sulfato de chumbo no ânodo e liberando elétrons.