Ah, um banheiro entupido – algo que todos nós nunca esperamos experimentar depois de usar um banheiro, especialmente quando não é em nossa própria casa. Mas o pior é um banheiro entupido sem nenhum desentupidor à vista (fale sobre o pior cenário). O que agora?
Embora não ter um desentupidor seja definitivamente um inconveniente, não é o fim do mundo. Existem muitas técnicas que você pode usar para tentar fazer as coisas fluirem novamente. Para ler mais sobre desentupimentos, consulta Assistência Técnica 24hs.
Se o seu banheiro está entupido por causas naturais, porque você enrolou muito do seu TP macio acetinado ou porque algo que não deveria estar lá acabou (digamos, um brinquedo de criança), veja como desentupir um banheiro sem um êmbolo – e quando pode ser hora de chamar um especialista se nada der certo.
Mantenha a descarga ao mínimo
Mantenha a descarga no mínimo – sobrecarregar o vaso sanitário com descargas constantes pode resultar em um transbordamento confuso.
Quando seu banheiro está entupido, seu primeiro instinto pode ser continuar dando descarga. No entanto, isso pode piorar uma situação ruim.
“Certifique-se de dar descarga apenas uma vez”, diz Stephany Smith, parte da equipe de encanamento da My Plumber , parte da Fantastic Services . “As coisas podem dar errado se você der descarga duas vezes porque podem ocorrer transbordamentos e causar danos causados pelas enchentes .”
Sem mencionar uma bagunça bastante desagradável que você terá que limpar dos ladrilhos do chão.
Adicione detergente e água quente
Você pode realmente usar detergente e água quente para resolver seus problemas de vaso sanitário entupido. No entanto, essa técnica só funciona em um banheiro entupido com itens macios e maleáveis (por exemplo, esterco, papel higiênico, restos de sopa da semana passada) – qualquer coisa dura como um brinquedo de criança vai precisar de mais trabalho.
Primeiro, retire o máximo de água possível da tigela. Smith recomenda isso para que o sabão vá direto para os canos.
Regue cerca de uma xícara de detergente no vaso sanitário. “Deixe a mistura descansar por meia hora ou mais para permitir que o detergente lubrifique o cano”, diz Smith.
Em seguida, pegue um pouco de água quente (não água fervente) e despeje lentamente na tigela. Isso deve soltar a sujeira e ajudar qualquer coisa a descer pelo ralo.
Seja paciente com este método, pois pode levar algumas tentativas ou precisar de molho durante a noite para obstruções difíceis.
Polvilhe sais de banho
Se você tiver sais de banho por perto, tente adicionar uma pequena quantidade no vaso sanitário e agite-o com uma escova de vaso sanitário.
Para um método que funcione mais rapidamente, tente usar sais de banho Epsom se você os tiver em mãos (um hotel ou Airbnb pode tê-los se o detergente não estiver disponível). “O sal cria uma reação efervescente quando adicionado à água e deve ajudar a quebrar as coisas para limpar o entupimento”, diz Smith.
Comece a despejar lentamente os sais de banho no vaso sanitário e deixe-o agir por pelo menos 15 minutos. A partir daqui, tente dar descarga mais uma vez para ver se o entupimento se soltou. Não deixe um cano entupido estragar o seu dia! Clique agora em nosso link e descubra as melhores dicas para desentupir os canos da sua casa.
Solte-o com uma escova de vaso sanitário ou cabide de arame
Seu banheiro entupido pode precisar de um pouco de agitação física em vez de sabão ou sais para ajudar a deslizá-lo.
A próxima melhor coisa que os especialistas da Bob Vila recomendam é usar uma escova de vaso sanitário para empurrar o entupimento. Tente movê-lo como faria com um êmbolo, empurrando suavemente para cima e para baixo.
Você também pode usar um cabide de arame velho . Se você foi à lavanderia recentemente, provavelmente tem uma em mãos que não se importará em sacrificar por causa de seu orgulho – e de seus colegas de casa.
Smith sugere separar o cabide para criar um fio longo em forma de bastão que você pode usar para agitar qualquer bloqueio difícil de alcançar.
Recomendamos proceder com muito cuidado, mexer com o fio pode causar arranhões ou danos aos tubos.
“Para evitar causar danos, enrole uma das pontas do cabide com um pano”, diz Smith. Evite ir além do vaso sanitário e entrar nos canos. Se você sentir que precisa ir tão fundo, é hora de chamar um encanador que possa avaliar a situação.
Evite limpadores de ralos
Você pode ficar tentado a experimentar um limpador de ralos, como Drano ou Liquid Plumr, que você escondeu embaixo da pia. No entanto, este pode não ser o melhor momento para usá-lo. Novamente, depende de como seu banheiro entupiu em primeiro lugar.
Mark Dawson, diretor de operações da Benjamin Franklin Plumbing , diz: “Se o seu entupimento for causado por qualquer coisa que não seja uma simples bola de pelo ou acúmulo de graxa, é improvável que o limpador de ralos ajude”.
Os limpadores de ralos geralmente usam ácido clorídrico para criar uma reação que pode causar “danos irreversíveis ao próprio cano”, diz Dawson. E você não quer que isso aconteça em seu banheiro porque seus canos podem dobrar e quebrar, o que pode levar a um reparo caro no futuro.
Quando é hora de chamar um especialista
Não leve esses remédios caseiros longe demais, pois isso pode resultar em danos ao banheiro ou aos canos. Chamar um encanador pode ser a opção certa se o entupimento não ceder após algumas tentativas.
Se o entupimento simplesmente não ceder, você terá que chamar um encanador.
Um sinal de que você precisa fazer isso é se a banheira e a pia também estiverem tampadas. “Isso pode significar que o entupimento está mais abaixo no ralo do que você pode alcançar com uma pequena broca ou uma pequena cobra”, diz Dawson.