A necessidade de manter um ambiente limpo e higiênico no qual as pessoas possam viver e trabalhar é difundida em comunidades ao redor do mundo. Isso inclui o fornecimento de um sistema para transportar com eficiência águas residuais (fezes) e águas pluviais junto com sólidos através de um sistema de coleta de fonte para um local de tratamento e descarte ambientalmente seguro.
Um sistema de coleta de esgoto geralmente é uma rede de canos, bueiros, drenos, sifões, estações de bombeamento e outras estruturas necessárias para coletar todo o esgoto de uma área e transportá-lo para uma estação de tratamento de esgoto ou sistema de disposição final. Alguns sistemas são sistemas combinados para coleta de esgoto sanitário e águas pluviais ou águas superficiais.
Os sistemas de esgoto podem estar localizados acima ou abaixo do solo, geralmente paralelos a estradas, residências, prédios comerciais e residenciais. Esta série de tubos e bueiros é projetada como um sistema de fluxo por gravidade e construída em uma ligeira inclinação para auxiliar no fluxo de material. Quer saber mais sobre as limpeza de esgoto, acesse https://24hdesentupidora.com.br/
Velocidade
A maioria dos esgotos é projetada para mover o material a uma taxa de 2 pés por segundo. Se a velocidade cair abaixo dessa taxa, os sólidos no fluxo se depositarão no fundo do tubo, reduzindo a capacidade de fluxo e eventualmente causando um estol. Se o esgoto for classificado para taxas de fluxo superiores a 10 pés por segundo, o fluxo pode separar sólidos durante o uso baixo. Em altas velocidades, ocorrem respingos quando a água muda de direção, liberando odores e acelerando a corrosão das estruturas de concreto.
Paradas
As paradas são causadas por obstruções no tubo, como raízes, graxa, detritos, tubo quebrado ou falha na junta. Problemas também podem ocorrer em sistemas de águas residuais quando:
- Os sistemas são projetados com capacidades de fluxo inadequadas para a área atendida ou a comunidade experimenta um crescimento populacional inesperado.
- Os sistemas de coleta não foram instalados conforme planejado, resultando em construção defeituosa, inspeção deficiente ou atalhos de baixo custo.
- As vedações das juntas foram danificadas devido a movimentos de terra, vibração do tráfego, sedimentação ou perturbação da construção.
- As juntas dos tubos foram danificadas pelo crescimento das raízes de plantas e árvores.
A interrupção parcial ou total do fluxo pode resultar de uma obstrução em um esgoto. Quando ocorre uma parada, o material voltará e eventualmente transbordará do sistema até o ponto do bloqueio. Ruas, casas e empresas podem ser danificadas pelos escombros. A saúde humana é ameaçada por condições insalubres e pela disseminação de germes e doenças.
Escoamento de água de tempestade
O escoamento de águas pluviais geralmente carrega cascalho, areia, folhas e outros detritos da rua. Esse material geralmente escorre pelo sistema depois de chover, criando acúmulo no sistema de esgoto pluvial. Quando a água da chuva não pode mais fluir por um sistema porque canos e bueiros estão bloqueados, as ruas ficam inundadas, o que cria condições de trânsito perigosas ou intransitáveis. Caso se interesse mais sobre como é uma limpeza profunda de esgoto, acesse https://24hdesentupidora.com.br/
Inspeção e limpeza de rotina
Realizar inspeção e limpeza de rotina é a melhor maneira de manter um sistema de esgoto ou tempestade funcionando corretamente. Os sistemas de esgoto em todo o mundo variam em muitos detalhes, incluindo o tipo de material para a tubulação, forma, tamanho e localização. Independentemente dessas variáveis, os sistemas de esgoto devem ser limpos rotineiramente para garantir um movimento seguro e consistente do material.
Os limpadores de esgoto combinam jato de água de alta pressão e uma fonte de vácuo de alto fluxo para limpar os canos e aspirar o material que causa bloqueios para restaurar e manter o fluxo normal do esgoto.
Como funciona um limpador de esgoto
Em termos muito simplificados, um limpador de esgoto combina água, transporte de ar e transporte de material para:
- Mova o ar para cima e ao longo da lança até que ele entre no corpo de detritos
- Altere a taxa de fluxo de ar conforme o ar entra no corpo de detritos para que o material residual seja liberado e caia no corpo de detritos
- Mova o ar do corpo de detritos na conexão do tubo traseiro para dentro do ventilador
- Mova o ar através do sistema de vácuo, saindo para a atmosfera
Por que usar um limpador de esgoto combinado?
Existem três razões principais para usar um limpador de esgoto combinado:
- Segurança
- Eficiência
- Capacidade
Segurança
É mais seguro equipar suas equipes com uma máquina de limpeza de esgoto combinada do que descer o esgoto para desobstruir manualmente. O operador é liberado com segurança dos riscos à saúde do trabalho no esgoto, bem como dos riscos ocupacionais associados à entrada em um espaço confinado.
As equipes ficam menos expostas às emissões de gás metano dos esgotos e evitam encontrar insetos ou pequenos roedores que possam ocupar os sistemas de esgoto. Um limpador de esgoto usa água de alta pressão para desobstruir o entupimento, limpar as paredes do tubo e liberar detritos do sistema de esgoto na mangueira de vácuo. Isso remove com segurança e eficiência a sujeira ou bloqueios da linha de esgoto. O sistema de vácuo eleva o material para um corpo de sujeira.
A máquina de limpeza de esgoto contém com segurança sujeira e água no corpo, que é vedado com uma junta de neoprene. O material permanece contido na carroceria até que o operador transfira o caminhão para um aterro sanitário seguro para tratamento ou descarte, momento em que o operador solta as travas da porta e levanta a carroceria. Ao despejar, o operador se senta bem atrás e controla com segurança a descarga de detritos por meio de controles montados no meio-fio.
O corpo de detritos é lavado com um sistema de despejo. O operador pode usar a mangueira da pistola para terminar de limpar os detritos da vedação da porta do corpo.